sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Edie Sedgwick

Well, ontem falei sobre o livro que estou lendo (Please Kill me) e que ele traz depoimentos de várias personalidades da época. Como fala sobre bastante coisa que eu não conheço, saio  pesquisando tudo sobre as pessoas e bandas que são citadas. O começo do livro cita bastante Andy Warhol (artista plástico, cineasta e financiador do Velvet Underground) e seu relacionamento com Edie Sedgwick, me deixando bastante interessada sobre os dois.
Edie era de família rica americana, modelo e atriz. Considerada a primeira "It Girl", sendo também chamada pela Vogue como "youthquaker" - terremoto jovem; esteve no cenário cool dos anos 60, era um exemplo da juventude de sua época pelo seu comportamento e percepção de moda. Mas por ter uma imagem bastante ligada às drogas, não foi muito bem aceita na carreira de modelo. Também esteve mais de uma vez internada em hospitais psiquiátricos e sofria de anorexia.
Acaba morrendo aos 28 anos, vítima de uma overdose (como qualquer pessoa que viveu intensamente as décadas de 60/70). Porém, apesar da curta vida, Edie Sedgwick deixa sua marca na história por estar presente naquela época de grandes transformações da sociedade e como "símbolo cool", servindo de inspiração até hoje para as mais antenadas.
Em 2006 foi lançado o filme "Factory Girl", espécie de biografia da modelo.

Seu estilo é a essência dos anos 60, com muito preto, vestidinhos curtos glamourosos, meias calças opacas, plataformas, acessórios pesados e maquiagem marcadíssima, com delineador e cílios postiços.




Recentemente inclusive, quem aderiu ao estilinho de "cabelo de menino" foi Ema Watson. E, diga-se de passagem, eu adorei!











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário